top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiko Bortolusso

Recantos em Santo Antônio do Pinhal na Serra da Mantiqueira

Aconchego e muita natureza!

Por Marco Bortolusso


A exuberante Serra da Mantiqueira abriga inúmeros paraísos e tesouros encantadores e sem sobra de dúvidas a pitoresca Santo Antônio do Pinhal é um destes destinos.

Um dos 12 municípios considerados Estâncias Climáticas no Estado de São Paulo, a simpática Santo Antônio é uma excelente opção para quem busca tranquilidade, natureza, belas paisagens, hospitalidade, aromas e sabores da Mantiqueira, em qualquer época do ano.

E ao contrário do que muitos pensam, a melhor ocasião para desfrutar a região é exatamente fora do agito e altas temporadas, sem aglomerações, onde o clima é agradável, excelente para desfrutar tudo, com boas lembranças e tranquilidade..

Localizada nas escarpas da Mantiqueira, a cerca de 1200m de altitude, no município de Santo Antônio do Pinhal, próxima a divisa de MG, entre os municípios de São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e Sapucaí-Mirim MG, a apenas 74km de São José dos Campos e 164km de São Paulo SP e 96km de Itajubá MG. .

A cidade é bastante procurada por casais, em função da sua origem ligada à capela de Santo Antônio “Padroeiro Casamenteiro”, além da tranquilidade e gastronomia intimista. A fama de "Sossegada" é reafirmada nos arredores, cafés, restaurantes, pousadas e clima aconchegante, além do agradável estilo noturno, sem exageros e ostentação, com muito conforto e romantismo.

E para relaxar e curtir Santo Antônio destacamos duas boas escolhas de hospedagens realmente imperdíveis. Ambas ótimas opções na porção Sudoeste do município, nas cristas da Mantiqueira, uma das melhores regiões, há cerca de 15km da cidade, acessando a bela e sinuosa SP046 sentido de Sapucaí Mirim e estradas de terra em boas condições.


POUSADA E PESQUEIRO SÍTÍO MATÃO

Começamos pelo Sítio e Pesqueiro Matão, um lugar mágico, com agradáveis chalés no alto da propriedade, muita natureza e um saboroso café da manhã servido nos aposentos com uma vista VIP impagável das montanhas. Para completar, uma belíssima trilha e cachoeiras lindíssimas na propriedade proporcionam muitas emoções!

O detalhe especial fica por conta do inusitado café da manhã, servido nos chalés em uma simpática cesta. Tudo fresquinho e saboroso, onde podemos nos prestigiar saboreando as delícias frente ao gramado e uma vista incrível de tirar o fôlego.

O Sítio Matão surgiu há mais de 35 anos com o carismático Benê e a criação de trutas nas águas cristalinas e geladas da propriedade, posteriormente surgindo a Hospedagem, administrada atualmente pelos filhos e familiares, acompanhados de perto pelo Patriarca. Uma turma pra lá de simpática e receptiva. Todos de parabéns!

Além do Pesqueiro que atrai muitas famílias e crianças, servem deliciosos pratos exclusivos como a Casquinha de Truta Defumada, Porções, Sashimi e outras delícias à base de Truta, uma iguaria mais deliciosa que a outra.

Para tornar o lugar ainda mais completo e inesquecível, dentro da propriedade existe uma trilha bem sinalizada e muito agradável que leva à duas lindas quedas d`água, entre vales e riachos cristalinos e uma floresta bem preservada.

A experiência torna se ainda mais divertida com a agradável companhia dos dois melhores guias da região, Moon e Full, simpáticos cães da propriedade que fazem questão de guiar os visitantes às lindas quedas, além de serem super fotogênicos e companheiros, percorrem a trilha sempre se preocupando em esperar, fazendo questão de mostrar o caminho e que estão conosco.

Fazer a trilha das Cachoeiras do Sítio Matão com os carismáticos cães guias e companheiros Moon e Full é uma experiência realmente única.

E a noite para aquecer os corações, uma lareira bem aconchegante no Chalé e uma fogueira em frente ao gramado proporcionam uma noite incrível, estrelada, aconchegante e especial.


POUSADA A CASA DA FAZENDA


Lugar charmoso e aconchegante, onde os anfitriões fazem sentir nos em casa, como se estivéssemos na Fazenda da Vovó.

A Pousada Casa da Fazenda é mais um daqueles recantos aconchegantes em Santo Antônio do Pinhal! Muito original e acolhedora em um vale bucólico, cercado por enormes Araucárias, Elliottis e Eucaliptos, belos jardins e muita natureza.

Na chegada um visual incrível se descortina, onde enormes e exóticas Araucárias emolduram a estrada de entrada da fazenda, com belas vistas das montanhas e um cenário deslumbrante.

Os anfitriões Giulia, seu Esposo e Funcionários fazem questão de preservar a identidade do lugar e o inusitado surgimento e transformação da Fazenda do Avós na agradável Pousada.

É fácil notar o carinho, amor e dedicação da Proprietária em cada cantinho da Hospedagem, lembranças, detalhes, fotografias e relatos no livro de registros dos hóspedes, consequentemente sobre a hospitalidade e agradável sensação de estar em casa.

Para quem curte uma caminhada relaxante na natureza a dica é percorrer uma curta trilha que sobe os morros e rodeia a propriedade, alcançando um mirante na Caixa D´água e belíssimas vistas do Vale da Casa da Fazenda.

O caminho é curto, um passeio entre grandes Eucaliptos, alguns pontos de descanso e boas vistas da redondeza.

Uma ótima dica também é percorrer a estrada de acesso à propriedade, seja caminhando ou pedalando entre as grandes Araucárias, Hortências e muita natureza, um passeio realmente muito agradável.

Mais um diferencial muito agradável da Casa da Fazenda fica por conta do delicioso café da manhã, variado, saboroso e com muitos itens preparados artesanalmente na Fazenda pela Avô da Anfitriã, com ingredientes orgânicos produzidos no local.

A Pousada serve algumas opções no almoço e jantar, como massas, risotos e caldos práticos e muito saborosos, também preparados artesanalmente na Fazenda.

A Casa da Fazenda possui quartos e chalés com estilos variados e identidades próprias, anexos à Pousada e alguns independentes, proporcionando mais privacidade.

Uma das opções anexas à Pousada e bem agradável é a Suíte Alecrim, seguindo o estilo Studio com uma Hidro e cama confortáveis e bem relaxantes, decoração simples, charmosa e aconchegante.


Destaques também para a Casa Campestre, uma típica cabana rústica da montanha muito original.

Tabém possuem a Casa da Vila, uma unidade mais espaçosa, no alto da propriedade, com mais comodidade e privacidade.

E para fechar com Chave de Ouro, as margens do lago da propriedade, um agradável espaço com rústicos Pergolados e uma área para o fogo de chão, convidam à uma experiência propícia ao anoitecer, curtindo uma boa fogueira, acompanhado de uma saborosa taça de vinho, ao lado das melhores e mais que agradáveis companhias.


Enfim, conheça e desfrute todas as maravilhas de Santo Antônio do Pinhal, se hospedando em verdadeiros recantos na natureza e na melhor época do ano.


Pé na estrada e boas emoções!


ONDE FICAR:

Pousada Casa da Fazenda / @pousadaacasadafazenda / 12 99748-6173

Pousada Sitio Matão / @sitio_matao / 12 99706-7028


ONDE COMER:

Espaço Essenza: uma excelente dica e passeio gastronômico em Santo Antônio do Pinhal - saiba mais no link do último Post https://www.jaguartravel.com.br/post/espaço-essenza

Espaço Essenza / 12 99687-3643 / @espacoessenza.oficial


ASSISTA AO VÍDEO DO ARTIGO E SIGA NO INSTAGRAM

@marco.bortolusso


MARCO BORTOLUSSO – produziu uma centena de artigos de viagens na natureza, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, foi assessor de imprensa às marcas, locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada, coordenou etapas nacionais nas corridas de aventura e membro em expedições de cunho sócio ambiental.


160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page