top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Bortolusso

Espaço Essenza

Atualizado: 27 de set. de 2022

Mais que uma Vinícola Boutique e um Espaço de Degustação, uma verdadeira explosão de sabores e aromas aos sentidos e paladar!

Por Marco Bortolusso


A Simpática Santo Antônio do Pinhal na Serra da Mantiqueira é bastante procurada por casais, em função da sua origem ligada à capela de Santo Antônio “Padroeiro Casamenteiro”, além da tranquilidade e gastronomia intimista. A fama de "Sossegada" é reafirmada nos arredores, cafés, restaurantes, pousadas e clima aconchegante, além do agradável estilo noturno, sem exageros e ostentação, com muito conforto e romantismo.

E ao contrário do que muitos pensam, a melhor ocasião para desfrutar a região é exatamente fora do agito e altas temporadas, sem aglomerações, onde o clima é agradável, excelente para desfrutar tudo, com boas lembranças e tranquilidade.


E se você deseja viver uma experiência gastronômica única, em meio a muita natureza, com uma perfeita e incrível harmonização dos sabores da Serra da Mantiqueira, surge em Santo Antônio um lugar inigualável e inesquecível.


O ESPAÇO ESSENZA

Como descrever uma experiência gastronomicamente única?

Visitar e vivenciar o Espaço Essenza em Santo Antônio é um destes desafios!

Um recanto realmente pensado para nos surpreender! Perfeita harmonização de aromas, sabores e texturas, variedade de produtos e sabores produzidos localmente, seguindo padrões de altíssima qualidade e sustentabilidade.

O Essenza está localizado nas escarpas da Mantiqueira, a cerca de 1200m de altitude, no município de Santo Antônio do Pinhal, próxima a divisa de MG, entre os municípios de São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Monteiro Lobato e Sapucaí-Mirim MG, a apenas 74km de São José dos Campos e 164km de São Paulo SP e 96km de Itajubá MG.

Na chegada, tudo começa com a agradável recepção e um brinde de boas vindas aos convidados com duas simpáticas feras, o Sommelier Zé Márcio e Chef Domenico, além do amistoso e profissional time do Essenza.

Em seguida inicia a experiência do Tour entre Vinhedos, Olivais e outros cultivos dos ingredientes produzidos na propriedade e especialmente servidos aos visitantes do Espaço Essenza.

As oliveiras do Espaço Essenza são produzidas cuidadosamente em pequenas escalas e cultivadas as espécies Arbequina, koroneiki e Grappolo, onde produzem o blend de campo servido durante a degustação.

Em seguida, conhecemos a produção de morangos que segue diretrizes de garantia da qualidade e preservação ambiental, sem utilização de aditivos químicos, garantindo frutas suculentas, podendo ser experimentadas em seu estado natural ou nos surpreendentes doces e geleias servidos na degustação.

E nada melhor que colher e desfrutar estas saborosas e saudáveis frutas do pé, intuitivamente escolhendo a mais bela, vermelha e suculenta, como criança, nos remetendo aos tempos de infância.

Obviamente os saborosos frutos produzidos ali são meticulosamente inseridos nas receitas e servidos nos doces e pratos especiais durante a visita e degustação, sensação impagável.


Em seguida conhecemos a Piscicultura com a criação de Trutas, espécie propícia às águas gélidas, correntes e cristalinas, abundantes na propriedade e Serra da Mantiqueira.

Possuem 3 tanques abastecidos por água bem gelada da fonte, cristalina, preservada e conscientemente devolvida ao rio para seguir o seu curso natural.

Visitamos também o processo de Charcutaria, uma das mais antigas formas e tradições de produção e conservação de alimentos na humanidade. No Essenza produzem verdadeiras iguarias defumadas, curadas e embutidas. O processo da cura acontece pelas singulares condições climáticas da Mantiqueira, seguindo rigorosos padrões seculares, além de algumas receitas e tradições do Sul da Itália.

Ao final do Tour pela propriedade do Essenza, os visitantes se acomodam em um agradável espaço ao ar livre, onde inicia se o espetáculo de harmonização dos sabores, provando, experimentando, se surpreendendo e aprendendo, onde os especialistas ressaltam e apontam cada detalhe, origem e nuances dos ingredientes no paladar e sensações durante as degustações.

Realmente incrível! Vinhos premiados, Charcutaria, Linguiças tipo Calabria e Toscana, Trutas, Olivas e Azeite, Morangos, Tomates, Pães e Queijos, tudo produzido artesanalmente no local e de forma sustentável!

Ingredientes selecionados, procedimentos seculares, qualidade impecável, tudo servido e muito bem apresentado por Zé Márcio, Domenico e o excelente time do Espaço Essenza, tornando a degustação ainda mais mágica e saborosamente inesquecível.

O Espaço Essenza oferece uma experiência gastronômica completa com gama variada de produtos, além do compromisso e uso responsável de insumos agrícolas para garantir que apenas alimentos saudáveis e seguros cheguem à mesa.

A apreciação do vinho tornou se um hábito aos brasileiros, amantes de viagens e experiências diferenciadas. Unir o prazer de conhecer lugares agradáveis e degustar novos sabores é um excelente atrativo. E o Enoturismo é uma das principais atividades do Espaço Essenza e um dos momentos mais aguardados da experiência e degustação.

O número de interessados em aproveitar o friozinho de Santo Antônio, apreciando a natureza e degustando uma excelente taça de vinho, dentre outras iguarias é cada vez maior, principalmente o Terroir da região que já é bem conhecido.

Um dos destaques entre os diversos tesouros do Espaço Essenza é o privilégio de degustar seus saborosos e preciosos vinhos. Especialmente o Shiraz Rosé, que impressionantemente emplacou medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022 e Prata também no International Wine Challenge 2022, ambos estão entre os mais importantes concursos internacionais de vinhos.

Elegante e tênue coloração rosada do Shiraz Rosé do Espaço Essenza, se revela aromaticamente por seu frescor e delicadeza, destacando notas de lichia, pêssego e toque de lima. Sutil em boca e com acidez agradável, final com notas florais. Características conquistadas que surpreendem os nossos sentidos.

Tais diferenciais fazem com que ele seja o único Shiraz Rosé com certificação internacional, medalha de prata, em dois dos mais conceituados concursos mundiais de vinhos respectivamente em 2022.

O azeite não filtrado servido no Essenza traduz a pura essência dos frutos exalando seus aromas naturais e proporcionando um rico sabor herbáceo com picância e doçura equilibradas, uma experiência única.

A colheita manual, mais adequada para extrair os frutos, resultando na máxima qualidade da azeitona, é mais uma joia provada durante a degustação no Essenza, além do blend de campo do Azeite Mantikir.

Além do Premiado Vinho Shiraz Rosé, um dos Carros Chefe na visita e degustação no Espaço Essenza é o indescritível Presunto Cru Mantiqueira. Qualidade impecável, onde o seu processo milenar de produção e manuseio também dependem de delicadeza e bastante técnica, conservando seu sabor para proporcionar uma experiência incrível, tenro, sabor adocicado e literalmente derretendo na boca!

Sem sobra de dúvidas, dentre as outras iguarias e experiências no Espaço Essenza o Presunto Cru Mantiqueira é um dos destaques desta rica experiência.

Aliado à experiência de degustação da Charcutaria e principalmente do Presunto Cru Mantiqueira, uma saborosa e delicada taboa é servida com outras variedades artesanais e locais, como as Linguiças defumadas, curadas, frescal tipo Calábria, Toscana da Mantiqueira, Pancetas Reta Defumada e Enrolada Defumada, Copa lombo defumado, Cotechino tipo Modena, Spalla Cotta defumada, Speck curado e defumado e Prosciutto culatello curado. Difícil dizer qual o melhor...

Tudo isso muito bem preparado e servido impecavelmente pela excelente equipe do Espaço Essenza e super bem apresentados pelos simpáticos e renomados profissionais Sommelier Zé Márcio e Chef Domenico.

A cada entrada, antepastos e pratos servidos na degustação, fazem questão de elucidar e evidenciar as sensações, aromas, fundamentos, sabores e experiências, revelados em algumas receitas e segredos da família do Cheff Domênico, originários das regiões do Sul da Calabria na Itália, e adaptadas aos temperos e tesouros Brasileiros.

Fazem questão de evidenciar e apresentar os produtos sem conservantes, os ligeiros toques picantes, aromas e buquês de pimentas nobres, especiarias, curas e defumação natural, conferindo sabores inigualáveis, além do equilíbrio entre os tipos de vinhos, pães rústicos genuinamente italianos, receitas seculares, massas incríveis com texturas únicas e queijos especiais de renomados fornecedores.

Além do visitante apreciar estes tesouros, consegue também se afastar dos barulhos, agito e relaxar em uma área preservada em meio a natureza.

A localização privilegiada do Espaço Essenza em uma estância hidromineral e a preocupação ambiental em manter a preservação da área, possibilitaram que em 18 hectares ocupados, sejam mantidos 15 completamente intocados. E o mais impressionante é o equilíbrio entre a grande área conservada e a quantidade variada de ingredientes e alimentos produzidos na propriedade, realmente um modelo sustentável a ser seguido.

O Espaço Essenza é mais do que uma vinícola, uma experiência única de harmonização de sabores e aromas.


Enfim, não perca tempo, surpreenda se com uma especial Gastronomia na agradável Santo Antônio do Pinhal e na melhor época do ano.


Pé na estrada e boas emoções!


ESPAÇO ESSENZA:

Espaço Essenza / 12 99687-3643 / @espacoessenza.oficial


ASSISTA AO VÍDEO DO ARTIGO E SIGA NO INSTAGRAM

@marco.bortolusso


MARCO BORTOLUSSO – produziu uma centena de artigos de viagens na natureza, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, foi assessor de imprensa às marcas, locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada, coordenou etapas nacionais nas corridas de aventura e membro em expedições de cunho sócio ambiental.


144 visualizações0 comentário
8.png
bottom of page