top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Bortolusso

A Encantadora Cristina em MG

História, Café, Cultura e muita natureza!

Por Marco Bortolusso


A simpática cidade Mineira de Cristina, é um dos Municípios que integram o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas. Uma bela região e ótima opção para quem busca tranquilidade, natureza, cultura, história, muita hospitalidade, além dos sabores e delícias Mineiras, principalmente quando o assunto são os Cafés Especiais, um dos seus principais atrativos.

Cristina está localizada na porção posterior Mineira de uma das ramificações da Serra da Mantiqueira, a 42km de Itajubá, 109km de Pouso Alegre, cerca de 215km de São José dos Campos no Vale do Paraíba SP e 300km da Capital Paulista.

A região foi desbravada na segunda metade do século XVIII, com a escassez do ouro no norte do Estado, promovendo a busca do precioso metal nos sertões Sul Mineiros, que já serviam de passagem ao litoral. Outros vieram em busca de terras férteis e pouco exploradas, surgindo então o Povoado do Sertão da Pedra Branca, região primeiramente habitada pelos índios da Tribo dos Puris.

Felizmente, séculos depois, os Desbravadores de hoje garimpam e exploram outras preciosidades e maravilhas de Cristina, cercada por belas paisagens, cachoeiras, montanhas, complexos rochosos, trilhas e mirantes, muita história marcada por casarões e construções coloniais ainda preservados, a antiga ferrovia e Museu do Trem, com sua locomotiva Maria Fumaça restaurada de 1911 e algumas Fazendas produtoras de Cafés Especiais, com alguns dos grãos premiados internacionalmente.


PARQUE URBANO DAS CACHOEIRAS DA GRUTA

Dentre seus atrativos naturais, o Parque Urbano das Cachoeiras da Gruta é uma ótima dica para quem está na cidade e deseja curtir muita natureza. Uma sequência de belas cascatas, cachoeiras e corredeiras formadas pelo Rio do Bode, proporcionam bons momentos e belas paisagens.

Subindo por uma trilha bem demarcada e sinalizada, ultrapassando algumas quedas até o Poço dos Namorados, uma das mais altas, onde a vista da cidade fica incrível, principalmente ao final de tarde.

O Parque é bem mantido pelo Município e fica praticamente dentro da cidade, sua mata ciliar e vegetação estão relativamente preservadas, sendo recuperadas aos poucos. No local existiu a primeira usina hidrelétrica da cidade, cujas alguns vestígios e ruínas ainda podem ser vistos.


SERRA DA PEDRA BRANCA

Para quem curte Trekking e Montanhas, a imponente Serra da Pedra Branca é uma excelente opção, um belíssimo complexo rochoso que se estende entre os limites dos municípios de Cristina, Conceição das Pedras e Pedralva.

Sua ampla crista se estende por cerca de 4km de extensão, formando alguns platôs, cumes e mirantes incríveis, com altitudes que variam entre os 1800m e o ponto mais alto com cerca de 1847m acima do nível do mar. Dois principais acessos levam aos seus cumes, um na extremidade Leste e o outro na extremidade Oeste.

Existem muitos outros passeios, roteiros e atrativos naturais para a pratica de atividades ao ar livre como a Pedra Riscada, Pico Tuiuva, Morro do Alemão, Parque Ecológico Municipal, cachoeiras do Engenho, Lambari, José Alair dentre outras. Consulte a Agência Cristina Adventure – contato ao final do artigo - especializada nos roteiros da região, turismo rural, ecoturismo, ciclismo, passeios de 4x4, o procurado Roteiro dos Cafés Especiais e Café nas Alturas dentre outros.


POUSADA CASARÃO DOS NORONHA KAUAGE

E se tratando de Hospedagem em Cristina, a dica mais do que especial é se hospedar na Pousada Casarão dos Noronha Kauage, sobrado construído no início do século 19 pelo Capitão João Carneiro Santiago, casado com Ana Carvalho Junqueira, considerada uma das casas mais bonitas da cidade, pertenceu a famílias e políticos do auge do ciclo do café, incluindo a família do Governador do Estado de Minas Gerais Dr. Silvestre Dias Ferraz Júnior.

Conta-se que algumas famílias da época do império costumavam estender tapetes vermelhos até a porta da Matriz ao lado do Casarão, para se dirigir as missas e celebrações na igreja.

Ainda segundo relato de antigos moradores, o teto que hoje compõe a sala principal da pousada, foi desenhado e entalhado por Antônio Francisco Lisboa, nada mais nada menos que o Gênio Aleijadinho. A belíssima estrutura e mosaico em caixilhos de madeira foi restaurada e preservada na época da transformação do casario em uma pousada.

Em 1950 foi adquirida por Josefina Noronha Kauage e seus filhos que residiram no local até o ano de 1997. E enfim a família decidiu transformar o Casarão em uma Pousada e um espaço especial para preservar sua história e atender a demanda do turismo na região.

Com a ajuda e talento de artistas locais criaram uma decoração única, rica em cores, estampas e texturas, sem perder as características históricas. Quadros, pinturas, esculturas e lindos entalhes em madeira podem ser observadas em todos os cantinhos. Cenário aconchegante frequentemente escolhido por casais em Lua de Mel e fotógrafos aos ensaios de noivados e casamentos.

Os aposentos e salas foram projetados pensando no acolhimento e ao mesmo tempo, em um local espaçoso que receba de forma calorosa as pessoas. Visando sempre bem estar, alegria e uma experiência inesquecível e muito agradável.


ROTEIRO DO CAFÉ ESPECIAL

Como já mencionado, o município de Cristina é um importante produtor de alguns dos melhores grãos de Cafés Especiais produzidos no Brasil e exportados para muitos países. Existem vários grandes e pequenos produtores na região, alguns já consagrados no disputado título internacional "Cup Of Excellence".

E um dos atrativos imperdíveis é o Roteiro do Café Especial com a visita à tradicional Fazenda Transwal, produtora do Café Cristina, uma das especialidades dos grãos Gourmet.

O roteiro leva o visitante a vivenciar uma experiência única, conhecendo todo o processo produtivo, suas lavouras, com boas altitudes e vistas deslumbrantes, incluindo o magnífico complexo da Pedra Branca, a secagem dos grãos, torragem e também podendo degustar esses deliciosos cafés premiados na xícara, como se diz por lá “Do pé à xícara”.

A fazenda é muito agradável, com uma Casa Colonial interessante, um museu bem organizado e mantido por seus proprietários, com centenas de peças, relíquias e itens que preservam a história do lugar e da produção do café realizada há séculos na região.


VENDINHA GASTROBAR

E para fechar com chave de ouro a sua visita em Cristina, experimente a mais nova Cafeteria da cidade, a Vendinha Cafeteria Gastrobar. Um lugar muito interessante, ambiente acolhedor num casarão colonial, bastante original e muito alto astral, onde servem iguarias a base de cafés premiados, bolos, doces, pratos, cervejas e drinks cafeinados e experiências multi saborosas, com o genuíno e saboroso toque mineiro.


Além dos cafés especiais raros e premiados a cafeteria oferece drinks e vários pratos gastronômicos a base de cafés como bolos, doces, cervejas e drinks.

O happy hour também é um convite a degustar os pratos e petiscos variados, vinhos e cervejas artesanais da casa. Destaques para as massas, o bolinho de feijoada, costela à pururuca e a tradicional kafta recheada com queijos da Mantiqueira.

A Vendinha Cafeteria e Gastrobar foi idealizada pelo barista e produtor Cultural e Guia Rafael Rezek e sua esposa Lívia Barros, Engenheira Florestal e responsável produtora do premiado Café Cristina.

Enfim, venha conhecer o melhor da agradável Cristina no Sul de Minas Gerais.

Pé na estrada e boas emoções!


ONDE FICAR:

Pousada Casarão dos Noronha Kauage

035 35328-1205 / 035 359876-3332

Instagram @pousadacasaraodosnoronhakauage

Reservas: linktr.ee/casaraodosnoronhakauage


ONDE COMER:

Vendinha Bar e Cafeteria

35 99960-3331

Instagram @vendinhacafebar


AGÊNCIA DOS PASSEIOS:

Cristina Adventure

35 99960-3331

Instagram @cristinaadventuretur_

Facebook @cristinaadventure


ASSISTA AO VÍDEO DO ARTIGO E SIGA NO INSTAGRAM

@marco.bortolusso


MARCO BORTOLUSSO – produziu uma centena de artigos de viagens na natureza, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, foi assessor de imprensa às marcas, locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada, coordenou etapas nacionais nas corridas de aventura e membro em expedições de cunho sócio ambiental.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page