top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiko Bortolusso

Pra quem pensa que Ubatuba é só no verão?

Atualizado: 20 de mar. de 2022

As paradisíacas Ilha dos Porcos e Rachada, praias Domingas Dias,

Sununga e Lázaro, mostram um pouquinho o oposto.

Aproveitando a melhor época em Ubatuba, onde suas lindas praias ficam ainda mais belas, águas bem cristalinas, sol agradável o dia todo, tranquilidade, sem aglomerações e bons preços, fomos explorar mais alguns paraísos nesta linda região.

Neste caso, as belíssimas e isoladas Ilhas dos Porcos e sua impressionante vizinha Ilha Rachada, e as encantadoras enseadas Domingas Dias, Sununga e Lázaro estrategicamente ao lado da Pousada Tons de Mar Residence, onde ficamos hospedados confortavelmente. Muita natureza, paisagens incríveis, boas remadas e muita vida marinha, incluindo ilustres presenças de dezenas de golfinhos e tartarugas.


PRAIA DA SUNUNGA

Começando pelas lindas praias ao lado da Pousada, fomos à Sununga. Pequena, visual fascinante, areias amareladas e fofas, alguns quiosques, muita natureza, emoldurada por grandes costões e em seu canto esquerdo a curiosa Gruta que Chora.

Inesperadamente fomos presenteados por dezenas de tartarugas exibidas que se aproximavam do costão e pedras, uma sena emocionante.

A Praia da Sununga promove um cenário lindo, ideal para admirar a força das ondas e natureza, pois é uma praia de tombo, pequena e emoldurada por areias fofas e douradas, normalmente com grandes e desafiadoras ondas que quebram na beira.

Isso ocorre em função do seu formato, tamanho, posição, profundidade e enormes paredes costeiras. Lugar perfeito para o Skimboard, uma das modalidades do surf, onde ocorrem etapas estaduais, nacionais e até mundiais do esporte. O lugar tem uma boa vibração, jovem e com muita energia.


PRAIA DOMINGAS DIAS

A Domingas Dias é uma enseada paradisíaca, com águas calmas e cristalinas, muita natureza, areias brancas, perfeita para relaxar com a família ou alguém especial.

Excelente alternativa para caiaques e stand up paddle, mergulho, banhos revigorantes ou apenas uma caminhada ao seu canto direito, onde existe uma pequena nascente. Localizada dentro de condomínios e consequentemente bem preservada, não possui quiosques.


PRAIA DO LÁZARO

A Lázaro fica a 300m da pousada, enseada agradável com águas calmas, ideal para famílias que queiram um pouco de mais de estrutura, entre residências e um condomínio. Devido a sua posição, proporciona uma bela vista do pôr do sol e do imponente Corcovado na Serra do Mar. Seu canto esquerdo é mais calmo e apropriado ao mergulho, poucos quiosques e uma pequena marina. Mais à direita algumas ondas bem tranquilas, com quiosques e generosas sombras.

ILHA DOS PORCOS

Uma das ilhas de Ubatuba mais indicadas para quem deseja tranquilidade e isolamento, perfeita para relaxar e curtir a natureza em um cenário paradisíaco, e fomos até surpreendidos por dezenas de golfinhos.

Pouco frequentada, é um passeio mais privativo e inesquecível. Sua praia possui uma larga faixa de areia branca amarelada, alguns pontos de sombra, águas bem tranquilas e transparentes. Perfeita à prática do snorkel e Stand Up Paddle, que podem ser agendados com a Jaguar Travel Ecoturismo.


O acesso à ilha dos Porcos, Rachada e outras da região pode ser feito por algumas praias, entretanto optamos sairmos da bela Praia de Prumirim com a empresa Mário Passeios, localizada no canto direito da praia, ao lado do riacho.


ILHA RACHADA

No trajeto à Ilha dos Porcos, passamos pela curiosa e pequena Ilha da Selinha, também conhecida como Ilha Rachada. Sua pequena e protuberante porção de terra é literalmente partida ao meio, formando um incrível e estreito corredor de paredões rochosos com cerca de 25m de altura que atravessam de uma extremidade a outra da ilha.

No centro deste santuário incrivelmente existe uma pequena e lindíssima faixa de areia, considerada uma das, ou a menor praia de Ubatuba.

Com mata exuberante, é desabitada e não possui acesso em função dos grandes costões e fortes ondas. Felizmente acessamos este santuário com muito cuidado e condições ideais de segurança, além de extremamente necessário seguirmos algumas regras e condutas de mínimo impacto, o que deve ser seguido em qualquer ambiente natural, não importa se já impactado ou não.

A sensação é realmente inexplicável e o visual surreal, como se estivéssemos no coração da ilha, é emocionante e sem palavras. Este passeio pode ser agendado com a Jaguar Travel Ecoturismo, em passeios personalizados, com grupos pequenos e realmente dispostos a conhecer lugares incríveis e exóticos.


PRAIA DO PRUMIRIM NO QUIOSQUE DO MARCÃO

No retorno a dica é relaxar e terminar o dia curtindo no Quiosque do Marcão, na bela praia do Prumirim e ao lado do seu cristalino riacho. Além do som de primeira qualidade rolando normalmente, nada melhor que repor as energias saboreando as delícias caiçaras e petiscos preparadas cuidadosamente.


E se ainda sobrar um tempinho, vale um banho revigorante nas cachoeiras do Rio Prumirim logo acima, uma curta trilha, leva a incríveis piscinas naturais de águas cristalinas.

Enfim, se ainda acha que que Ubatuba é destino somente de verão, vai tirando o seu destino da chuva rsss, pois está bastante enganado. Esta bela região tem vida o ano inteiro, eventos agradáveis, ótimos serviços e seus atrativos naturais ficam ainda mais belos durante as outras estações. Portanto, pé na estrada e aproveite o melhor de Ubatuba!


ONDE FICAR:

Pousada Tons de Mar Residence:

Aconchegante e muito bem localizada, no coração de 3 belíssimas praias, da Sununga, Lázaro e Domingas Dias.

Estrutura nova e confortável, camas king Size, uma prática cozinha com fogões a indução e microondas, cofre eletrônico, mobília e utensílios modernos, construída conforme práticas sustentáveis e realmente acessíveis, com apartamentos adaptados à cadeirantes e dificuldade de mobilidade, elevadores específicos, café da manhã servido independente e conforme padrões de prevenção ao Covid, evitando aglomerações e riscos. Uma ótima opção para famílias, casais em bodas ou um fim de semana romântico.

Mário Passeios de Barco: 12 996125840 - @mario_passeios – canto direito da Praia Prumirim, passeios as Ilhas e demais atrativos, com segurança e profissionalismo.


Quiosque do Marcão: 12 996185775 @quiosque_do_marcao – canto direito da Praia Prumirim, comida típica e caiçara, frente ao mar, boa música e atendimento muito amistoso.


JAGUAR Travel Ecoturismo: Passeios de Lanchas e Stand Up às Ilhas dos Porcos e Rachada, transporte, receptivo e equipamentos (12) 982528632 / @kikobortolusso


KIKO BORTOLUSSO – autor do projeto Brasil nas Estradas, proprietário da Jaguar Travel, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, autor de dezenas de artigos no segmento, assessor de imprensa às marcas e Federação de Montanhismo, foi locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada Esportiva, coordenou etapas de remo nas duras provas de corridas de aventura e membro em importantes expedições de cunho sócio ambiental.




ASSISTA O VÍDEO SOBRE ESTE POST E CURTA A NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM

@jaguartravel_oficial


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page