Buscar
  • Kiko Bortolusso

São Bento do Sapucaí, emoção nas montanhas!

Atualizado: 20 de mar.

Neste Post escolhemos a acolhedora São Bento do Sapucaí, uma simpática cidade e município Paulista, localizada à 201km de São Paulo e 102km de São José dos Campos, na Serra da Mantiqueira e divisa com o estado de Minas Gerais. Estância Climática, com quase 11 mil habitantes e boa parte em atividade rural, se destaca pelos atrativos naturais, cultura local, vida simples e experiências voltadas ao estilo aventureiro e romântico das montanhas. Com estrutura aconchegante, destino certo aos amantes da natureza, famílias e casais que queiram desfrutar do campo e atividades ao ar livre.


COMPLEXO DO BÁU E SUAS TRILHAS

Fomos então conhecer os atrativos da região, sendo o Complexo da Pedra do Baú o cartão postal da cidade e município. Uma imponente formação de cristas e paredões rochosos com cerca de 350m de altura e 1950m ao nível do mar, se destacando a quilômetros de distância e municípios vizinhos como Campos do Jordão. Considerado Monumento Geológico, o incrível conjunto abrange as grandes rochas do Baú e vizinhas Ana Chata e Bauzinho, localizado no Parque Mona Pedra do Baú, pertencendo à APA Sapucaí-Mirim, Unidade de Conservação mantida pela Fundação Florestal e Prefeitura de São Bento do Sapucaí.

O Complexo é um dos principais destinos dos praticantes de atividades ao ar livre, amadores, esportistas e até escaladores experientes, com boa e organizada estrutura, algumas opções de trekking, dos mais fáceis aos mais técnicos e emocionantes, e dezenas de vias de escalada esportiva, das mais simples e guiadas às mais técnicas e arrojadas.

As vias de trekking mais conhecidas e acessadas levam ao topo das 3 pedras. Uma delas uma tranquila caminhada e as demais mais extensas, com trechos mais técnicos e íngremes compostos por “Vias Ferratas”, passagens com degraus em barras de ferro fixados nas rochas, transpostos com o acompanhamento de guias credenciados e uso de equipamentos.


TRILHA AO TOPO DA PEDRA DO BAUZINHO

A trilha ao topo do Bauzinho é curta e tranquila, não chega a 1km ida e volta, e não requer agendamento prévio e contratação de guias. Proporciona uma vista surpreendente da vizinha Pedra do Baú e seu enorme paredão, sendo uma boa opção para a família, crianças e amantes da natureza que não desejam longas caminhas, mas querem ter uma experiência incrível no alto das montanhas.

Do estacionamento do parque o visitante caminha tranquilamente até o topo e desfiladeiros, tendo a oportunidade de desfrutar de um amplo visual.


TRILHA AO TOPO DA PEDRA DO BAÚ "VIA FERRATA FACE NORTE"

Particularmente a trilha ao topo do Baú, conhecida como Via Ferrata Face Norte, é uma das mais procuradas pelos visitantes pela sensação que proporciona. Requer agendamento prévio e a contratação de guias qualificados. Aproximadamente 1.800m de extensão, uma subida e caminhada em uma floresta até a base da pedra e uma emocionante e divertida subida pela Via Ferrata no paredão com mais de 300m de altura até o cume. Visual incrível e imperdível!


TRILHA AO TOPO DA PEDRA ANA CHATA E OUTRAS VARIANTES

Outra opção conhecida é a trilha à vizinha Pedra Ana Chata, um pouco mais longa, um pouco mais intensa, com estimados 1.830m de extensão, alguns pontos íngremes, um pequeno trecho de Via Ferrata e um túnel de pedras. A subida da Ana Chata também é realizada em opções de travessias entre as pedras do conjunto. São trekkings mais extensos e completos, passando por todos cumes, para os mais dispostos que desejam conhecer as 3 pedras em um dia..


CACHOEIRAS E OUTROS ATRATIVOS

São Bento também possui muitos outros atrativos e atividades ao ar livre oferecidas aos seus visitantes, com algumas cachoeiras para relaxar, apreciar a natureza, ouvir o som das águas e até curtir um banho revigorante. As mais conhecidas são as Cachoeiras dos Amores, Toldi, Encontro, Morena, Baú, Poção e Tobogã. Entretanto, algumas são localizadas em propriedades particulares e em alguns casos fechadas, sendo necessário a autorização. Também existem muitas outras opções de trekking pelos vales vizinhos, com mirantes e cachoeiras, e outras atividades como voo livre, cascading e escalada esportiva. E aos amantes do pedal os Vales dos Serranos, região da Trilha da Divisa e circuitos no entorno do Complexo do Baú oferecem opções incríveis. Enfim, durante o ano todo Sâo Bento é o destino certo para quem quer curtir, apreciar e se aventurar na natureza, praticando atividades ao ar livre.


AGÊNCIA BAÚ ECOTURISMO - @bauecoturismo - 12 99623-1620 - 12 99737-5968

Algumas atividades no complexo do Baú requerem o agendamento prévio e dependendo da atividade a contratação de guias qualificados. Fomos assessorados pela agência local Baú Ecoturismo, que agendou nossas entradas, forneceu os equipamentos e instruções e nos guiou com muita segurança e profissionalismo. A Baú Ecoturismo é uma das agências locais com experiência e realiza as trilhas ao Complexo do Baú e diversas atividades ao ar livre.


DICAS DE ONDE FICAR

A região possui boas opções de hospedagens, confortáveis, com originalidade e bom gosto. Para a produção deste artigo realizamos duas viagens à São Bento, fizemos boas escolhas e ficamos hospedados em duas opções de pousadas que recomendamos aos nossos melhores amigos, ambas bem localizadas e agradáveis, em meio a muita natureza, com propostas distintas e bem interessantes.


HOSPEDARIA AIKO - @hospedariaaiko - 13 98107-2757

A Aiko é uma excelente opção reservada e cercada de verde, no alto da montanha a 1420m de altitude, em meio a uma floresta com algumas espécies de pinus e araucárias, com estrutura requintada e aconchegante, onde seus anfitriões fazem toda diferença na agradável experiência vivida. Nos sentimos em casa e com muito conforto.

Suas acomodações são espaçosas, decoradas com móveis rústicos e muito bom gosto, além de uma vista privilegiada da serra e paisagens de todos os cômodos e chalés da Pousada. Servem um delicioso café da manhã com frutas, pães, bolos e frios de produtores locais e oferecem refeições com massas artesanais e vinhos variados em uma adega particular. Todo este cenário é emoldurado por um agradável jardim com espécies nativas, um pequeno e charmoso lago com grandes carpas e tilápias e o cenário espetacular do alto da serra e por do sol.


CHALES VISTA LINDA - @chalesvistalinda - 12 99774-9260 - 19 97167-1696

Outra boa opção, também em meio a muito verde, simples e bem agradável, os Chalés Vista Linda são uma alternativa bem interessante, com unidades independentes equipadas com uma cozinha com utensílios e uma vista belíssima da montanha e todo Complexo da Pedra do Baú, bairro do Paiol e Serrano. Um cenário realmente incrível e marcante da região da Pedra do Baú.


DICAS DE ONDE COMER

Após cada diversão e aventura, nada melhor que provar os sabores da montanha nos restaurantes de São Bento de Sapucaí, que conta com boas opções gastronômicas. Felizmente fizemos boas escolhas e experimentamos as delícias na Cantina Tio Giuseppe e Comedoria Literária do Casarão da Adelaide, duas ótimas, originais e divertidas pedidas, que por si só já merecem uma visita.


COMEDORIA LITERÁRIA DO CASARÃO DA ADELAIDE - @nossocafe.literario - @espacodeleiturarte - 11 98102-2926

Um espaço gastronômico divertido, cultural e bem original, localizado em um belo casarão histórico de 1870, de paredes em pau-a-pique, revestidas com terra vermelha, alicerces de pedras e telhado em madeira rústica. Um lugar muito acolhedor, cheio de comidas afetivas, shows com música de qualidade e gente especial. O local primordialmente é um espaço cultural em homenagem a escritora Eugênia Sereno e a artista plástica Adelaide de Azevedo e Mello, idealizado para realização de eventos culturais de incentivo e promoção da arte e literatura. Além da agradável experiência e incríveis sabores que experimentamos elaborados pela Chef Ariadne e sua simpática equipe, o lugar por si só já vale uma visita, muito interessante e enriquecedor.


CANTINA DO TIO GIUSEPPE - @cantinatiogiuseppe.sbs - 12 99706-7135

O restaurante possui um cardápio enxuto, servindo uma saborosa comida caseira e pratos típicos Italianos, com uma sequencia de massas frescas e artesanais, trutas e antepastos, e uma tradicional sobremesa de Tiramissu de banana. Ambiente simples e familiar, administrado pelo simpático Abel e sua família, que são muito atenciosos. A decoração é curiosa e irreverente, com muitas antiguidades, como móveis, instrumentos, máquinas de escrever, câmeras fotográficas, bonecas, louças, quadros e outros objetos carregados de história, vale uma visita.


QUANDO IR E VOLTE SEMPRE!

Felizmente São Bento do Sapucaí é um agradável destino que pode ser visitado durante o ano todo. Embora seja uma região predominantemente de clima e cultura de montanha e naturalmente a melhor época para se visitar o topo das Pedras é durante o outono e inverno, com o clima mais seco e menos chuvas, a região também possui diversos outros atrativos e atividades que podem ser visitados durante todo ano. A cidade é uma mistura deliciosa de arte, cultura, história, festas típicas, aromas e sabores, boas hospedagens e gastronomia e cercada de muito ecoturismo, aventura e natureza. Um destino incrível que te aguarda com muitas emoções e aconchego. Vá à São Bento do Sapucaí e volte sempre!


KIKO BORTOLUSSO – autor do projeto Brasil nas Estradas, proprietário da Jaguar Travel, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, autor de dezenas de artigos no segmento, assessor de imprensa às marcas e Federação de Montanhismo, foi locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada Esportiva, coordenou etapas de remo nas duras provas de corridas de aventura e membro em importantes expedições de cunho sócio ambiental.


#montanha #camping #acampamento #mochila #trilhas #aventura #passeios #natureza #caminhadas #trilhaslimpas #trilhandomontanhas #turismobrasil #trippraias #tripcachoeiras #tripmontanha #travessias #brasil #trekking #trilhandotrilhas #trip #turismo #trilhasetravessias #cachoeiras #ecoturismo #trilhasdobrasil #montanhas #viagem

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png