top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarco Bortolusso

Refúgio Eco Boutique Tuiuva

Atualizado: 9 de jun. de 2022

Um paraíso nas alturas!.

Por Marco Bortolusso


Como em linhas descrever uma experiência incrível e confortável na natureza?

O Refúgio Eco Boutique Tuiuva é um destes bons desafios. Experiência inesquecível, intimista, confortável e muito aconchegante. Lugar que nos remete a sensações inexplicáveis e marcantes.


MAIS QUE UMA HOSPEDAGEM, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

O Refúgio Tuiuva segue o conceito "Glamping", originário do termo "Camping com Glamour" que define uma das tendências mundiais em hospedagens, uma espécie de acampamento de luxo, destinado a hospedes que desejam estar em ambientes naturais e isolados, vivendo experiências únicas e sentindo as sensações das florestas, montanhas, praias e outros biomas, apreciando estrelas, nascer e pôr do sol, ouvindo o som da fauna, se conectando literalmente em um paraíso natural, sem abrir mão do conforto e requinte, respeitando as boas práticas ambientais.


Se hospedar no Refúgio Eco Boutique Tuiuva é uma destas experiências singulares na natureza, com muito conforto, vivendo momentos especiais a sós ou ao lado de quem ama, podendo se reconectar e apreciar paisagens de tirar o fôlego.


LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA

O Refúgio é uma das hospedagens mais altas do Brasil, concebida no platô de uma montanha, a incríveis 1905m de altitude, proporcionando vistas privilegiadas de 360º do nascer do Sol na Crista da Serra da Mantiqueira e pôr do Sol no horizonte Oeste Mineiro, incluso nesta exclusiva paisagem alguns dos maiores Picos e Cordilheiras do Brasil, como a Serra Fina e Pedra da Mina, a clássica Marins Itaguaré e Pico das Agulhas Negras localizados nas altas Escarpas da Mantiqueira, dentre outras formações rochosas no Sul de MG. Visual incrível e apaixonante!


A Hospedagem fica no topo da montanha da Fazenda Tuiva, área rural no município e simpática cidade de Cristina, Sul de Minas Gerais, região da Serra da Mantiqueira, a cerca de 215 km de São José dos Campos e 300 km da Capital Paulista, e 120 km de Pouso Alegre e 31 km de Itajubá MG. A Fazenda possui ótima estrutura, muito organizada e o acesso de 11km de estrada de terra desde Cristina pode ser feito por todo tipo de veículos. Na propriedade da Fazenda, a subida final aos quase 2mil metros no topo onde está o Refúgio Tuiuva é muito bem calçada e arrumada, descortinando lindas vistas do que ainda está por vir.


CERCADOS POR VINHEDOS E OLIVAIS

Para emoldurar ainda mais este cenário e incrementar toda a experiência, a subida até o alto no Refúgio percorre Olivais e Vinhedos cultivados na Fazenda, com 8 tipos de uvas, 5 espécies de azeitonas, além de jardins Lavandários e a produção da exôtica e saborosa fruta Mirtilo.

A propósito, vinhos finos produzidos pelos Anfitriões são oferecidos aos hospedes, um dos rótulos recentemente premiado internacionalmente com medalhas no IWC @internationalwinechallenge 2022, um verdadeiro privilégio.


ESTRUTURA NOVA E CONFORTÁVEL

Recentemente inaugurada, a hospedagem de estrutura moderna em containers, possui acomodações novas e muito aconchegantes, hipoalergênicas, com isolamento acústico, bastante reserva, em um clima de sofisticação, aventura e romantismo.

Cada unidade possui cozinha compacta completa, fogão, microndas, frigobar, banheiro, secador de cabelos e aquecedores, cama e armários espaçosos, ar condicionado, sinal Wi-Fi, utensílios de cozinha, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama, mesa e banho, incluindo roupões quentinhos e cobertores térmicos, tudo novo de ótima qualidade e muito bom gosto.


Na outra extremidade da suíte, uma lareira e banheira de hidromassagem, envolvidos por grandes vidros na lareal e teto, promovem generosas vistas da paisagem, céu estrelado, tudo com muito conforto.


Em frente a confortável cama e grande porta envidraçada, uma varanda com churrasqueira, mesa, cadeiras e um balção, vistas panorâmicas de todo horizonte tornam as acomodações ainda mais convidativas e agradáveis.


Na parte superior um "Rooftop" com poltronas e um braseiro em aço para o fogo de chão, completam o incrível e funcional ambiente de cada unidade, com vistas de 360º, à noite um visual das cidades iluminadas, estrelas e constelações.


A área comum possui ambientes compatilhados também muito agradáveis, como uma sauna envidraçada, banheiros e fortes duchas, cercada por uma grande varanda e espreguiçadeiras de madeira. Por si só, utilizar este espaço, curtir a sauna, tomando um bom vinho, apreciando o final de tarde e pôr do sol àquela altitude é algo incrível e mais um dos atrativos do Refúgio Tuiuva.


Mais ao lado, um Mirante e largo deck, confortáveis cadeiras, mesinhas e poltronas, novamente premiam os visitantes com belas vistas do horizonte e pôr do sol no Oeste Mineiro, além da linda paisagem abaixo de toda Fazenda Tuiuva, seus vinhedos, oivais e natureza a perder de vista.


Anexo ao mirante, uma acolhedor Fogo de Chão e bancos em estrutura circular de pedras, junto a um Forno de Pizza e banheiros, criam o cenário ideal para um rústico e confortável acampamento noturno entre amigos e casais, àquelas companhias mais que especiais.


E para variar, toda esta estrutura foi estratégicamente construida voltada ao oeste, proporcionando vistas impressionantes e definitivas do horizonte e por do sol.


VINHEDOS E VINHOS

Naturalmente com a notória presença da Vitivinicultura e vinhedos no Refúgio, surge o clima perfeito para a qualquer hora saborear uma boa taça de vinho, ao lado de alguém especial, apreciando toda natureza e paisagens do entorno.


São cultivadas 8 variedades de uvas destinadas aos vinhos, são elas a Alvarinho, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Torrontés, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Shiraz, provenientes de Países historicamente tradicionais na produção de vinhos. Alguns rótulos produzidos pelos Anfitriões são oportunamente oferecidos aos Hóspedes.

Um verdadeiro privilégio, pois recentemente um dos rótulos produzidos pelos Anfitriões se destacou entre os melhores em sua categoria, recebendo medalhas e ótimas notas no IWC - @internationalwinechallenge 2022, respeitado concurso internacional onde milhares de vinhos de mais de 50 países participaram, julgados por especialistas, numa série de provas cegas realizadas em Londres.

O Rótulo Rosé Espaço Essenza Shiraz recebeu (93 pontos), detendo inclusive a melhor nota do concurso entre todos os Brasileiros, com 93 pontos. Siga e saiba mais @espacoessenza.oficial


O OLIVAL MAIS ALTO DO BRASIL

As peculiaridades do Refúgio Tuiuva não param por ái, pois no entorno das acomodações está o Olival de maior altitude do Brasil, com mais de 3 mil pés plantados destinadas à produção de Azeite, criando um cenário inusitado. São 5 variedades diferentes de olivas, a Arberquina, Coratina, Galega, Grappolo e Koroneiki, provenientes de regiões mundialmente conhecidos pela produção de Azeites, todas cultivadas acima do mesmo solo argiloso e arenoso dos vinhedos.


Para embelezar ainda mais a propriedade, muitos jardins Lavandários emolduram os Vinhedos e bela estrada até o alto no Refúgio Tuiuva.


Também é cultivada em grandes estufas na Fazenda a exótica e suculenta fruta Mirtilo. Durante a temporada, a fruta é especialmente oferecida aos Hóspedes, podendo ser saboreada durante as rodadas de vinhos, curtindo o fogo de chão e apreciando as estrelas. Uma experiência diferenciada.


ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARTICULAR

O Refúgio também possui uma Estação Meteorológica, quarta Estação Particular mais alta do Brasil a 1910m de altitude, fornecendo dados de temperatura, humidade, ventos, radição, índices ultravioleta e presipitação às emissoras de TV, municípios e univesidades. As informações apontam 24 hs por dia as incríveis temperaturas negativas em algumas madrugadas e altas que não passam dos 23 graus mesmo no verão.

Claro que no Refúgio Tuiuva o Hospede se mantem bem aquecido, com muito conforto e bem estar, aproveitando ao máximo as experiências na natureza e Alta Montanha, experimentando os melhores sabores e sensações, curtindo o frio de forma bem aconchegante, quentinha e romântica, ao lado de alguém especial.


Enfim, o Refúgio Eco Boutique Tuiuva em Cristina MG é uma excelente hospedagem, uma experiência única, daquelas que te reconecta as melhores coisas da vida, dando sentido a tudo e em pleno contato com a natureza.


Bora lá? Então pé na estrada e fortes emoções!


CONTATO REFÚGIO ECO BOUTIQUE TUIUVA

@refugiotuiuva / (12) 99236-8282 / (35) 99185-1089


COMO CHEGAR

Fazenda Tuiuva, Bairro de Paciência, Cristina, Minas Gerais, Brasil.

Chegando à cidade de Cristina MG através da Rodovia MG 383, acesse a Estrada Municipal Serra da Paciência, percorrendo 11km de terra em boas condições até a Fazenda Tuiuva, próximo ao Bairro e igreja da Paciência. Na fazenda, a estrada até o topo e hospedagem a 1905m da montanha é muito bem calçada e estruturada, sendo acessada por qualquer veículo. Portanto, todo o trajeto desde a cidade de Cristina até a Refúgio Tuiuva pode ser realizado com veículos não tracionados, de qualquer cilindrada, tomando os devidos cuidados.


SOBRE O AUTOR

Marco Bortolusso guiou por muitos anos às grandes operadoras do Aventura e Ecoturismo Nacional, em mais de 20 anos publicou uma centena de artigos sobre viagens na natureza, das antigas revistas impressas de Viagens e Aventura até Sites e Blogs na atualidade. Foi assessor de imprensa à empresas e marcas do segmento Esportes Aventura e Federação de Montanhismo do Estado de SP, locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada Esportiva, responsável pelas etapas de remo nas duras provas do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura como Reebok Ecomotion, Caloi Adventure, Brasil Wild, Desafio Conquistar, FAAP EcoAdventure dentre outros, membro cinegrafista em algumas expedições da Escalada Brasileira de cunho sócio ambiental. Sempre aprendendo com outros profissionais, professores e ídolos da Aventura, Turismo Ecológico e Vida, buscando atuar em parceria com Prefeituras, Órgãos de Meio Ambiente, Cultura e Escolas dos Municípios visitados envolvidos, de forma sustentável e ecológica.


ASSISTA OS BASTIDORES DOS ARTIGOS E CURTA A PÁGINA NO INSTAGRAM

@jaguartravel_oficial


320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page