top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiko Bortolusso

Pico dos Marins, um gigante na Mantiqueira

Atualizado: 7 de out. de 2021

O imponente maciço rochoso do Pico dos Marins é uma das belas montanhas Brasileiras e um impressionante gigante natural. Com seus 2420m acima do nível do mar, entre os altos picos do país, é uma das montanhas bastante desejada pelos amantes da natureza e até montanhistas renomados, um dos clássicos do trekking nacional. Mesmo não sendo o mais alto da cordilheira, se destaca por sua magnitude, sendo facilmente visto há quilômetros de distância.

Suas escarpas localizam se na crista da Serra da Mantiqueira, divisa entre os estados de SP e MG com o seu cume no lado Paulista, município de Piquete, dividindo encostas com Cruzeiro e do outro lado o pacato município mineiro de Marmelópolis.

O seu trekking tecnicamente e fisicamente varia entre moderado a forte, levando cerca de 4 a 6 horas para a subida, dependendo do condicionamento, tamanho do grupo e se as mochilas transportadas forem de ataque ou cargueiras para acampar no topo.

O trajeto percorre todas as direções da bússola, contornando a cadeia de montanhas, passando por penhascos e veredas nos dois Estados, com muitas demarcações, entretanto com grande variação e trilhas incertas criadas ao longo dos anos.

Embora não obrigatório a contratação de um guia é bastante recomendada, pois mesmo aventureiros experientes e com GPS se perdem facilmente, principalmente se o tempo estiver com neblina, algo comum na região.

A melhor época é durante o outono e inverno, período mais seco, mas se prepare pois as temperaturas podem ficar abaixo de zero grau.

Embora esta incrível cadeia de montanhas compõe o Monumento Natural Estadual Mantiqueira Paulista e seus limites estejam dentro da APA da Serra da Mantiqueira, mesmo com os inúmeros esforços e empenho de alguns sensatos proprietários, administradores, guias, montanhistas e ambientalistas, a Unidade de Conservação não possui uma estrutura adequada ao grande volume de visitantes, consequentemente sofrendo pelos impactos, principalmente pela falta de educação e noção de alguns indivíduos. Portanto, é fundamental o visitante realmente aplicar as sensatas regras de conduta em trekking e camping difundidas mundialmente e ter consciência sobre as questões ambientais.

Ao subir o Marins o visitante se deslumbrará com uma paisagem incrível formada por um inóspito vale acima dos 2 mil metros, grandes formações rochosas, penhascos profundos com centenas de metros, vegetação de altitude e cenários fascinantes dos Picos vizinhos do Itaguaré e Pedra da Mina, Sul de Minas, grande extensão do Vale do Paraíba, Serras da Bocaina e do Mar no horizonte, um visual realmente mágico.

Enfim quer realizar esta ótima aventura? Contrate um guia ou agência especializados, se prepare e coloque o incrível Pico dos Marins nos seus destinos!


QUEM LEVA: JAGUAR Travel Ecoturismo: Guia experiente, personalizado individual ou em grupo, transporte de São Paulo e Vale do Paraíba em veículo apropriado, equipado e confortável (12) 982528632 / @kikobortolusso

KIKO BORTOLUSSO – autor do projeto Brasil nas Estradas, proprietário da Jaguar Travel, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, autor de dezenas de artigos no segmento, assessor de imprensa às marcas e Federação de Montanhismo, foi locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada Esportiva, coordenou etapas de remo nas duras provas de corridas de aventura e membro em importantes expedições de cunho sócio ambiental.


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page