top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiko Bortolusso

Ilhas da Cocanha e do Tamanduá

Atualizado: 20 de mar. de 2022

Dois Paraísos Ecológicos em Caraguatatuba

O Litoral Norte Paulista abriga inúmeros tesouros naturais e neste artigo mostraremos algumas destas joias. Estamos falando das Ilhas da Cocanha e do Tamanduá no extremo norte do município de Caraguatatuba.

Dois incríveis recantos com muita natureza, praias paradisíacas, águas bem cristalinas, areias claras e trilhas com vegetação exuberante e ambas localizadas bem próximas à costa. E, embarcados com a empresa Coast Tours fomos conhecer de perto estes paraísos, e ficamos realmente impressionados.

Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


ILHA DO TAMANDUÁ

A Ilha do Tamanduá é a maior do município, possui uma grande extensão de terra e sua fauna bem preservada. Está localizada bem à frente à enseada de Tabatinga e ponta da Figueira, na divisa com o município de Ubatuba. É um excelente lugar para se curtir o dia com a família, amigos ou passeios românticos, além da prática à pesca, mergulho e boas remadas em Stand Up Paddle e Caiaques.

Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos

Esta belíssima ilha esconde três incríveis praias, a Enseada da Frente ou Grande, em frente ao continente, a pequena Praia Fogaça, mais ao norte e na outra extremidade a belíssima Praia Sul, particularmente um paraíso isolado. Literalmente uma enseada mais linda que a outra.


ILHA DA COCANHA

A Ilha da Cocanha é bem menor que a Tamanduá e mais próxima à costa, está bem à frente a sua Praia homônima, possui uma pequena ilhota vizinha e duas praias estreitas, lindas e exuberantes.

Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos

A mais visitada é pequena Praia da Frente da Cocanha, com o pitoresco Restaurante da Cocanha em seu canto esquerdo, onde a especialidade é o Mexilhão cultivado nos arredores da ilha, de forma sustentável, extraído e servido bem fresco. Estas iguarias são acompanhadas pela boa culinária de frutos do mar, tudo muito saboroso, com o pé na areia e uma paisagem privilegiada.

Atravessando a ilha por uma agradável estrada e trilha encontramos ruínas de uma casa já recoberta pela natureza e mais adiante na estrada um interessante casarão construído no final da década de 40.

Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos

Ao final do trajeto, no outro lado da ilha, chegamos a uma pequena e deserta enseada, chamada de Prainha de Trás da Cocanha, incrivelmente paradisíaca, com muita natureza, pedras, areias douradas e águas cristalinas. Um cenário realmente mágico e de muita paz.

Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


Enfim, as Ilhas da Cocanha e do Tamanduá no município de Caraguatatuba são realmente verdadeiros tesouros da Natureza. Venha conhecer estes paraísos, passar momentos inesquecíveis em família, amigos ou com alguém especial, e se surpreender com suas lindas praias, trilhas, sabores e cultura caiçara.

Pé na estrada e boas emoções.


COAST TOURS PASSEIOS NÁUTICOS - 12 99259-5234

Instagram @coasttours - Facebook @coasttourss

Empresa especializada em Turismo Náutico com boas embarcações, realiza passeios personalizados, às Ilhas do Tamanduá, Cocanha, Praias da Lagoa, Sete Fontes dentre outras belezas da região de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilha Bela. Atendimento profissional, com segurança e qualidade.

Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


RESTAURANTE ILHA DA COCANHA - 12 99732-7490

Instagram @ilhadacocanha -

Lugar agradável e bem rústico, fica no cantinho esquerdo da pequena enseada da Frente da Ilha da Cocanha. Dentre os saborosos pratos é impossível não experimentar o famoso “Lambe Lambe”, prato típico de Mexilhões, uma iguaria local servida gentilmente pelo simpático Edemilson Ranulpho e sua equipe. Um dos diferenciais é que os mariscos são cultivados nos arredores da ilha e extraídos frescos, e acompanham a culinária caiçara, muito sabor em um visual incrível.


POUSADA BAMBÚ - 11 95058-7749 - Facebook @bambupousada

Localizada bem na divisa do município de Ubatuba com Caraguatatuba, entre as Praias de Maranduba e Tabatinga. É uma hospedagem simples e uma boa opção mais econômica, suas acomodações possuem ar condicionado, frigobar, tv a cabo e piscina. O local é mais afastado das movimentadas enseadas promovendo sossego a noite.


ORGANIZE SEU GRUPO E ROTEIRO:

JAGUAR Travel Ecoturismo 12 982528632

Instagram @kikobortolusso


@kikobortolusso responsável pela Jaguar Travel, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, autor de dezenas de artigos no segmento, assessor de imprensa às marcas e Federação de Montanhismo, foi locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada Esportiva, coordenou etapas de remo nas duras provas de corridas de aventura e membro em importantes expedições de cunho sócio ambiental.



ASSISTA OS BASTIDORES DOS ARTIGOS E CURTA NOSSAS PÁGINAS NO INSTAGRAM @jaguartravel_oficial




103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page