top of page
Buscar
  • Foto do escritorKiko Bortolusso

A Surpreendente Rota Ecológica dos Milagres

Atualizado: 20 de mar. de 2022

Um destino inesquecível

Quando o assunto é o lindo litoral Alagoano, muitos ainda associam ou resumem tudo apenas a belíssima região de Maragogi, entretanto mostraremos outro destino menos badalado, mas tão incrível quanto. Trata se da Rota Ecológica dos Milagres, um recanto tranquilo, acolhedor, com muita natureza e praias paradisíacas.

Localizada no litoral norte da capital Maceió, a Rota Ecológica dos Milagres ocupa um trecho mais isolado da costa, uma extensa faixa litorânea com 23 km de belíssimas praias emolduradas por uma das maiores barreiras de corais do Brasil, a Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que se estende do litoral sul de Pernambuco até o litoral da capital Maceió em Alagoas.


A Rota é composta pelos municípios Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, alguns distritos e vilarejos, distribuídos entre as enseadas de Barra de Camaragibe, Marceneiro, Riacho, São Miguel dos Milagres, Toque, Porto de Rua, Laje, Patacho e Porto de Pedras.

Entre tantas lindas enseadas é desafiador afirmar qual a mais bela. Além de desfrutar todas estas belezas naturais, algumas bem isoladas e tranquilas, existem diversos atrativos imperdíveis por toda Rota Ecológica dos Milagres.


PASSEIO DE JANGADA PELA FOZ DO RIO TATUAMUNHA

Um deles é o passeio de Jangada da Jangatur para assistir o pôr do sol na foz dos Rios Tatuamunha e Tabatinga, um dos cenários mais incríveis da região.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


No caminho até o embarque na Jangada, percorremos longas passarelas e pontes de madeira entre os rios e mangue, em meio a muita natureza proporcionando lindas paisagens.


Na Jangada seguimos pelo rio até chegamos à uma linda e deserta praia na barra e foz dos rios. Por si só o passeio proporciona uma experiência única e se ainda rolar o pôr do sol tudo fica mais marcante.


Com o devido agendamento, podem ser observados exemplares do exótico Peixe Boi em uma base local mantida pela Associação Peixe Boi, uma organização comunitária que atua na preservação da espécie, sendo um dos mamíferos aquáticos ameaçados de extinção no Brasil.


PASSEIO DE JANGADA ÀS PISCINAS NATURAIS DO PATACHO

Outro roteiro imperdível também realizado pela Jangatur é o passeio às Piscinas Naturais do Patacho em Porto de Pedras.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos

Águas cristalinas entre enormes barreiras de corais, muitos peixes e redes fixadas pelo simpático e prestativo Guia e Jangadeiro Jader, uma experiência muito relaxante e realmente inesquecível.

No retorno experimente algumas iguarias, em especial a saborosa Chapa de Frutos do Mar no restaurante Sonhos do Patacho, um espaço aconchegante em frente à praia e saída dos passeios da Jangatur.


PISCINAS NATURAIS DE PORTO DA RUA E SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Existem outras incríveis piscinas naturais localizadas em toda costa, além de outros atrativos e passeios de Buggy, bicicletas, Mirantes como do Farol de Porto de Pedras, algumas vilas, construções e pequenas capelas históricas.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


A região preserva as tradições dos antigos moradores, pescadores, artesões e jangadeiros, com um clima ainda pacato, receptivo e amistoso.


ONDE FICAR

A estrutura hoteleira e de serviços veem se desenvolvendo em toda região, oferece relativa quantidade e tipos de pousadas e restaurantes, e algumas boas opções, das mais básicas e exóticas às mais sofisticadas.


POUSADA MARESIA

Fizemos uma boa escolha e nos hospedamos estrategicamente na agradável POUSADA MARESIA, acolhedora, bem localizada e ao lado da Praia Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, no lado mais tranquilo da praia e próximo à paradisíaca e deserta barra do Rio Tatuamunha.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos

Durante o nosso saboroso café da manhã recebíamos até alguns ilustres visitantes muito curiosos e divertidos.


RESTAURANTES, BARES E CAFÉS

A gastronomia também é um atrativo a parte em toda Rota Ecológica dos Milagres, com não muitas mas boas opções de restaurantes, cafés e bares, assim como na parte hoteleira das mais simples e típicas às mais sofisticadas.


RESTAURANTE SONHOS DO PATACHO

O RESTAURANTE SONHOS DO PATACHO como já mencionado, é uma excelente e saborosa opção, em frente a linda Praia do Patacho e perfeito para quem for realizar o passeio com a Jangatur nas belíssimas piscinas naturais do Patacho em Porto de Pedras, há cerca de 8km da pousada Maresia. O ambiente é muito agradável e aconchegante, bom atendimento e dentre variadas e deliciosas opções recomendamos a Chapa de Frutos do Mar.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


RESTAURANTE GRANDE LAU

O RESTAURANTE GRANDE LAU é uma ótima opção para curtir a praia Porto da Rua, literalmente “pé na areia” e em um dos lados mais tranquilos da praia em Milagres, próximo à pousada Maresia. Cardápio variado, bem voltado aos frutos do mar e em especial uma deliciosa Moqueca. O ambiente é rústico, agradável e servem com muita simpatia.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


RESTAURANTE TÂNIA BURGUER GRILL

O RESTAURANTE TÂNIA BURGUER GRILL fica na rua da praia Porto da Rua, bem perto da pousada Maresia, possui ampla varanda com vista para o mar, sendo uma boa opção para almoços e jantares após curtir os passeios e praias. Também possuem um cardápio variado, além dos frutos do mar, servem carnes, massas e sanduíches artesanais. O ambiente é acolhedor, agradável e com bom atendimento.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


CAFETERIA FLOR DE MANDACARU

E para completar o tour gastronômico, experimente o café na CAFETERIA FLOR DE MANDACARU, próximo à pousada Maresia. Saboreie as delícias e suas originais Tapiocas, Cuscuz, Bolos e outras guloseimas típicas preparadas e servidas com carinho e simpatia.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


O ARTESANATO LOCAL NA MILAGRES MODA PRAIA

O artesanato local é originalmente Alagoano e com peças produzidas por artesões locas e galerias em toda região e garantimos as nossas lembranças na LOJA MILAGRES MODA PRAIA, bem próximo à Pousada Maresia, com itens personalizados que valorizam a Rota Ecológica dos Milagres, vale a pena conferir.


Clique na imagem para abrir a galeria e ampliar as fotos


VISITE, DESFRUTE E PRESERVE ESTE PARAÍSO

Enfim, venha se surpreender, desfrutar e preservar a Rota Ecológica dos Milagres, um verdadeiro paraíso ainda tranquilo, conservado e pouco conhecido para muitos amantes da natureza. Pé na estrada, curta a viagem e boas emoções.


PARCEIROS E SERVIÇOS QUE INDICAMOS:

POUSADA MARESIA @pousadamaresia - 82 99526282 / 82 32951164

RESTAURANTE SONHOS DO PATACHO @sonhosdopatacho - 82 991312000

TÂNIA BURGUER GRILL @taniaburguergrill - 082 99953277

RESTAURANTE GRANDE LAU @restaurante_grande_lau - 82 991598383

CAFÉ FLOR DE MANDACARU @cafeflordemandacaru - 82 999244817 / 82 991425112

JANGATUR @jangatur – 82 996205372

MILAGRES MODA PRAIA @milagresmoda


QUEM LEVA: JAGUAR Travel Ecoturismo 12 982528632


@kikobortolusso autor do projeto Brasil nas Estradas, proprietário da Jaguar Travel, guiou às grandes operadoras do ecoturismo, autor de dezenas de artigos no segmento, assessor de imprensa às marcas e Federação de Montanhismo, foi locutor dos campeonatos Paulista e Brasileiro de Escalada Esportiva, coordenou etapas de remo nas duras provas de corridas de aventura e membro em importantes expedições de cunho sócio ambiental.



ASSISTA OS BASTIDORES DO ARTIGO E CURTA A NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM @jaguartravel_oficial




53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
8.png
bottom of page